RONCO E APNEIA: COMO ESTE MAL PODE AFETAR O SEU DIA A DIA?

ronco-LilacBlanc

RONCO E APNEIA: COMO ESTE MAL PODE AFETAR O SEU DIA A DIA?

Uma noite mal dormida, pode acarretar em muito mais conseqüências do que olheiras ou os inconvenientes bocejos durante o dia.

Mais do que falta de conhecimento sobre esses problemas causados por esse mal que atinge até 40% da população adulta, o que a maioria não imagina é que, a maior parte dos casos pode ser solucionada após uma simples consulta com um dentista.

O ronco é o som gerado pela vibração de estruturas da via aérea superior durante a passagem do ar. A preocupação deve vir quando estes ruídos são acompanhados por pausas respiratórias durante o sono.

A apneia ocorre quando há redução ou uma obstrução da passagem de ar pela orofaringe.

RONCO FASES

Pessoas que sofrem com a apneia do sono apresentam desde sintomas considerados simples, como falta de concentração, sonolência excessiva diurna, irritabilidade, até doenças graves e risco de morte por infarto ou derrame cerebral.

Muitas vezes os pacientes não têm conhecimento de seu próprio ronco e das dificuldades respiratórias durante o sono, na maioria dos casos o relato parte dos companheiros de quarto.

O problema é que muitas vezes isso é ignorado e isso não pode acontecer. Quando o paciente procura um especialista, a primeira coisa que temos que fazer é realizar alguns exames afim de diagnosticar a gravidade do problema.

O exame de eleição para o diagnóstico é a Polissonografia realizada em um Instituto do Sono onde o paciente passa a noite dormindo em laboratório sendo monitorado com eletrodos que medem atividade cerebral, freqüência cardíaca e fluxo respiratório.

O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, dentistas, fisioterapeutas, entre outros.

Para casos leves e moderados é indicado um dispositivo intra oral (aparelho) que atua basicamente no avanço da mandíbula, aumentando a passagem de ar na orofaringe, e diminuindo os episódios de ronco e apneia.

APARELHO-LilacBlanc

Venha ate o consultório para mais esclarecimentos.

Texto escrito pelo Dr. Almir Lima Junior, especialista em Ortodontia e Odontologia do Sono.

Fonte: Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) – Guia Prático (Lia R. A. Bittencourt).

Dra. Vanessa Bogosian | LILACBLANC | (11) 3151-3389

Compartilhe

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/lilacblanc/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

projeto DGAZ