Faz um tempo que alguns testes sobre remoção de carie com ozônio vêm sendo feitos no Brasil. Em países como os Estados Unidos e vários outros na Europa, o procedimentos já vem sendo utilizado há anos.
No Brasil, o procedimento ainda não foi liberado pela ANVISA e, além de não produzirmos o material no país e sua importação é muito cara.
O que e o ozônio?
É um agente antimicrobiano com propriedades bactericidas, fungicida e virucida. Ele tem a capacidade de oxidar proteínas presentes nas lesões, permitindo a difusão de íons de cálcio e fosfato pelas lesões cariosas, resultando na remineralização dos tecidos afetados.
Esta terapia pode, portanto, ser uma alternativa complementar de tratamento em algumas especialidades da odontologia como: periodontia, estomatologia, cirurgia e endodontia.
A vantagem é que, em alguns casos, não há a necessidade do uso do motor que tanto incomoda os pacientes, além de ser indolor.
Para quem quiser saber mais sobre as indicações e outros tipos de tratamentos utilizando essa técnica, indicações e contra-indicações é só acessar ESTE SITE, ESTE DOCUMENTO ou ESTA MATÉRIA.
Dra. Vanessa Bogosian | LILACBLANC | (11) 3151-3389
Dra Vanessa,
Muito obrigado pelas informações aqui expostas.
Sou dentista, formado pela UFRN em dez 83 e, apesar de já terem passado mais de trinta anos, ando sempre à procura de coisas novas…
Felicidades e êxito, são os meus votos.
Pedro