Muitos não sabem, mas a carie é uma doença transmissível e infecciosa e até oportunista, já que ela tem caráter multifatorial e pode ser influenciada pelos carboidratos da dieta e até pela ação dos componentes da saliva.
A contaminação pode acontecer quando há a presença de cavidades nos dentes e potencializada quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana formando ácidos que desmineralizam os dentes. Esse tipo de cárie é mais conhecida como estreptococos do grupo mutans.
Como previnir a cárie?
É necessário manter uma boa rotina de higienização, com uso de fio dental, escovação 3 vezes ao dia e uma dieta adequada. Os hábitos de higiene podem ser completados com o uso de (antimicrobianos) clorexidina que estão presentes nos anti-sépticos sem álcool indicados pelo dentista como o Colgate Plax e o Oral B Pró- Saúde. Também é recomendado o uso de fluor e a mastigação de gomas que contenham xilitol.
Não se esqueça de fazer uma limpeza profissional a cada 6 meses no consultório. Isso ajuda não só no controle, como também na prevenção da cárie.
Marque já a sua consulta!
Dra. Vanessa Bogosian | LILACBLANC | (11) 3151-3389